17/12/2013 - 14:06
Parceria visa melhor produção leiteira do Rio Grande do Sul
Projetos visam auxiliar no aumento da produção de leite no Rio Grande do Sul e melhorar a qualidade do produto.
Lilian Andréia
Acervo Notícias da Pecuária
Foi aprovado na Assembl?ia Legislativa gaúcha a criação do Fundoleite e do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, o Prodeleite. João Milton Cunha, coodenador da Câmara Setorial do Leite do Rio Grande do Sul, afirmou que Prodeleite pretende fazer o regramento da cadeia produtiva.
O Fundoleite será composto por verbas públicas e privadas, mas com gestão pública dos recursos. Os recursos participantes serão públicos e privados com maior participação financeira do governo do estado.
Cunha explicou que at? o fim de janeiro/2014 deve ser estabelecido o Instituto Gaúcho do Leite, o IGL, onde serão destinadas as verbas do Fundoleite aproximadamente R$ 2,6 milhões por ano. Cunha deu nome a esse processo de trilogia para a cadeia produtiva do leite no Rio Grande, o IGL vai administrar as verbas.
A meta ? dobrar a produção de leite no Estado em 10 anos. As iniciativas mencionadas são para inibir ou criar dificuldades para fraudes, evitando assim o que ocorreu neste ano onde operações policias comprovaram fraudes no leite.