11/12/2015 - 09:00
Médico fala sobre relação de carne vermelha versus câncer
O consumo de carne vermelha é um assunto que geralmente causa polêmica. Muito se ouviu dizer que aumenta o colesterol, a gordura saturada entre outros malefícios para a saúde.
Carla Layane
Em novembro a Organização Mundial de Saúde revelou que o consumo de carne processada e curada, como por exemplo o bacon e a linguiça, causam câncer.
O m?dico cardiologista Wilson Rondó Jr., autor do livro "Sinal verde para a carne vermelha", publicou em seu site suas considerações sobre o assunto.
Ele revela que "as evidências que suportam essa alegação nunca foram consistentes, como os proponentes sugerem."
Confira um trecho do artigo:
"Num mundo ideal, nós deveríamos ser capazes de conduzir um estudo randomizado, controlado para determinar se carne vermelha causa câncer. Seria necessário isolar os indivíduos com vigilância m?dica, com alimentação, exercícios e outros fatores de estilo de vida estritamente controlados. Uma vez feito isso, separar dois grupos e alimentá-los de formas diferentes: um grupo com mais carne vermelha e outro com menos.
Infelizmente isso nunca vai ocorrer. O câncer leva d?cadas para se desenvolver, portanto, essas pobres almas poderiam estar vivendo em uma vigilância por ao menos 20 anos. Mesmo que encontrássemos pessoas voluntárias para um estudo desses, seria astronomicamente caro. Como resultado, nós somos levados a confiar em estudos observacionais na questão da relação entre carne vermelha e câncer. O problema com isso ? que esses estudos observacionais não provam causalidade, eles somente demonstram uma associação causal!"
Confira o artigo na íntegra no site abaixo:
http://www.drrondo.com/carne-vermelha-e-cancer/