13/01/2014 - 15:33
Leite no RS sofre queda de 7%
A queda no preço pago pelo leite está preocupando produtores no Rio Grande do Sul.
Lilian Andréia
Acervo Notícias da Pecuária
As fábricas justificam que ? a redução do consumo, neste período do ano. Só no Vale do Taquari, uma das maiores bacias leiteiras do estado, em dois meses o valor pago pelo litro já está 7 % menor.
Os produtores lamentam e ficam preocupados com o mercado. Os produtores estão insatisfeitos com os preços pagos pela indústria e quedas constantes, os custos para produção subiram e o produtor fica no prejuízo.
A instabilidade do preço pago pelo leite gera insegurança nos produtores no momento de fazer investimentos. Os produtores não possuem dinheiro à vista para investir e por isso buscam dinheiro em instituições financeiras, os credores não querem saber se o valor pago está baixo ou não querem receber o dinheiro emprestado.
Nas prateleiras, de supermercados e padarias a queda de preço pelo litro de leite foi de 11% nos últimos quatro meses, segundo dados do levantamento da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas). A expectativa dos produtores ? de que os preços voltem a subir em março, com o fim de verão.