13/03/2014 - 08:03
Expodireto 2014; Veja alternativas para aumentar consumo de peixes
A atividade se mantém como uma atividade típica da agricultura familiar e serve de alternativa para melhorar a qualidade da alimentação e complementar a renda das famílias rurais.
Divulgação Emater/RS-Ascar
Preparo de receitas a base de peixe
Na parcela da Piscicultura, no espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2014, que está sendo realizada na cidade de Não Me Toque (RS), estão sendo desenvolvidas oficinas de corte e preparo de pratos à base de peixe, visando o aumento do consumo deste tipo de carne.
De manhã, são apresentados os tipos de cortes adequados para os pratos que serão preparados durante o período da tarde. Na segunda-feira (10) a receita foi o salpicão, e na terça-feira (11) foi realizada uma demonstração do processo de fabricação da linguiça de peixe. O prato de quarta-feira (12) ? o peixe grelhado e para hoje (13) está programada uma receita de mini-pizza.
?Se compararmos o consumo da carne de peixe com as demais, como frango, gado ou suíno, vemos que ? muito pequeno, embora seja melhor em diversos aspectos. E, quando analisamos a forma como o peixe ? disponibilizado para a venda ao consumidor, começamos a entender porque isso acontece, por exemplo uma dona de casa vai ao supermercado e só encontra um peixe viscerado de 5kg. Quando vai prepara-lo, precisa de somente um quilo para a refeição da família, descongela, corta, volta a congelar o restante e assim vai, e nesse processo se perde todo o valor nutricional da carne. O ideal seria que a carne de peixe fosse comercializada em partes, como acontece com a do frango, por exemplo?, explica Mário Nowicki, extensionista da Emater/RS-Ascar responsável pela Parcela da Piscicultura na Expodireto Cotrijal 2014.