A elaboração do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária na Faixa de Fronteira foi o tema da reunião entre a Secretaria de Defesa Agropecuária do Minist?rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) na última quarta-feira (16), na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília (DF).
O programa terá como principal objetivo o fortalecimento da vigilância desenvolvida pelo Mapa na faixa de fronteira, em suporte à gestão do risco sanitário, fitossanitário e para a saúde pública associado ao ingresso, em território nacional, de mercadorias, bens e materiais de interesse agropecuário.
Segundo o Mapa, o Brasil tem 23.102 quilômetros de fronteiras, sendo 15.735 quilômetros terrestres e 7.367 quilômetros marítimas. O país tem 10 países vizinhos, 11 Unidades Federativas e 588 municípios na faixa de fronteira.
O encontro termina nesta quinta-feira (17), quando serão debatidas as diretrizes para elaboração do programa, que está previsto para ser lançado em novembro deste ano.