10/07/2013 - 21:08
Cidades de Minas batem recorde na produção de queijo artesanal
As cidades de Serro, Medeiros e Sabinópolis são recordistas no cadastro de produtores do Queijo Minas Artesanal. Juntas elas somam 34% dos cadastros do estado, segundo informações levantadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária.
Redação
Acervo Notícias da Pecuária
De acordo com as informações do site SBA, ?O Queijo Minas Artesanal ? uma cultura passada de pai para filho?, diz a T?cnica da Emater-MG, Edna Silva. Al?m da tradição, os queijos artesanais são a principal fonte de renda de quase mil pecuaristas da região de Serro, sendo que a maioria, 76%, são produtores familiares.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as queijarias do Serro produzem cerca de 380 toneladas por mês. O valor do queijo oscila entre R$ 10 a R$ 15. Ainda de acordo com Edna Silva, a renda ? suficiente para melhorar as condições de vida do produtor.
Os produtores do Serro se empenham na comercialização legal do Queijo Minas Artesanal fora do estado. ?Essa conquista será efetivada adequando as instalações à legislação vigente. Assim, o produto alcançará o preço justo para a comercialização, mas essa ? uma dificuldade para o produtor?.?
Entretanto, segundo informações, a Emater-MG vem cumprindo o papel de agente facilitador, orientando o produtor a cumprir a legislação vigente, a ter assistência t?cnica nas Boas Práticas de Fabricação e Ordenha, e informando sobre a importância da obtenção da IG. Outra meta comum ? divulgar a importância da tradição e da cultura atreladas ao produto.