O Brasil conseguiu imunizar mais de 97,88% do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa em todo o país. Esse resultado foi apresentado no balanço da segunda fase da campanha de vacinação realizada no segundo semestre de 2014. Essa marca foi atingida com devido aos esforços conjuntos do Minist?rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governos Estaduais e da iniciativa privada para livrar o Brasil da doença.
Mato Grosso do Sul, com 21 milhões de cabeça de gado, imunizou 99,26% contra a doença. O estado possui status de zona livre da febre aftosa com vacinação, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Desde 2008, as regiões do Planalto e do Pantanal estão livres da doença, já na Fronteira, desde 2011.
Já Mato Grosso, com mais de 28,4 milhões animais, vacinou 99,61% do rebanho. O estado possui status de zona livre da febre aftosa com vacinação há mais de 19 anos.
Os serviços veterinários oficiais de cada estado continuam na busca por vacinar 100% dos seus animais, mesmo após o período regular das campanhas. Ter o país com a doença erradicada ? importante para a manutenção e abertura de novos mercados internacionais, que impõe barreiras sanitárias aos países onde a doença ocorre.
Alguns levantamentos do Mapa mostram que o Brasil será responsável por cerca de 45% do mercado mundial de carnes at? 2020.?