23/02/2014 - 09:03
Brasil mantém bom desempenho em vacinação contra aftosa
O Brasil tem apresentado um ótimo desempenho na luta contra a febre aftosa.
Lilian Andréia
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
De acordo com os dados da Secretaria de Defesa Agropecuária do Minist?rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), com a ampliação e a manutenção das zonas livres da doença, o índice de imunização do rebanho brasileiro atingiu 97,5% em 2013, superando o resultado de 2012, de 97,3%.
Todos os estados brasileiros conseguiram executar as etapas de vacinação estimadas para o ano de 2013, não havendo cancelamento, como aconteceu em 2012 por causa de fortes estiagens no Nordeste. Os estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso se destacaram com os maiores índices, 99% em todas suas etapas.
Os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, que fazem parte da Zona Livre de Febre Aftosa, atingiram resultados menores que 90%, o que significa que foi abaixo do esperado. Para este ano, o Mapa vai dar atenção maior a estas Unidades da Federação, assim como ao Amazonas, Amapá e Roraima, que compõem a zona não livre de aftosa, para que melhorem seus índices de vacinação e contribuam com a proteção imunitária do rebanho nacional.
O Brasil reconhece como zona livre de febre aftosa com vacinação áreas de 22 estados, sete do Nordeste e o Pará em 2013 e o Distrito Federal. A campanha e o trabalho do governo são importantes para impedir a reintrodução da doença no território. Santa Catarina ? o único Estado da Federação classificado como zona livre de aftosa sem vacinação.