O Minist?rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou na última quarta-feira (17), a retirada do embargo argentino à carne brasileira. O embargo que já durava três anos, teve início em 2012 quando Mato Grosso teve um caso do mal da vaca louca confirmado no estado.
O Mapa ainda disse que a retirada do embargo aconteceu por conta do pedido do governo brasileiro ao Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina, em reavaliar o caso.
Após reavaliar o episódio, o órgão argentino reconheceu que casos atípicos do mal da vaca louca, como o registrado no Brasil, podem acontecer em qualquer parte do mundo, sem acarretar risco de epidemia. Nesses casos, a doença se manifesta de forma esporádica e espontânea e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados.
Apesar do Brasil não exportar carne para a Argentina, o Minist?rio da Agricultura acreditava que o embargo era prejudicial a imagem da carne brasileira no exterior, o que comprometia oportunidades de negócios com outros países.