02/12/2013 - 14:04
Alta no preço do leite não anima produtores a fazerem investimentos
Mesmo com altas no preço do leite produtores não se animam em investir mais no setor. Eles temem que essa valorização seja passageira.
Lilian Andréia
Acervo Notícias da Pecuária
?bere de vaca em lactação
A alta consecutiva no preço do leite, na anima os produtores de Mato Grosso que se mant?m cautelosos em investir na atividade. A remuneração do setor apresentou alta de 30% desde o ínicio do ano, passando de R$ 0,650 para R$ 0,853 por litro, segundo os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Carlos Agusto Zanata, diretor da Associação dos Produtores de Leite (Aproleite), explica que os produtores temem que este cenário otimista seja passageiro. "Não sabemos se esta alta ? exclusiva, por exemplo, do período de seca". De acordo com o Imea, no período de maio a setembro a valorização do preço do leite foi de 15,5%.
Zanata diz que os investimentos no setor foram feitos no setor são pontuais. Nesta condição, a pecuária de leite mato-grossense tem crescido cerca de 4% no ano, chegando a 6% nos último ano. "Sabemos que algumas indústrias do estado aumentaram em 30% a captação do leite", arfirma o representante do setor.
Zanata explica que a expectativa ? de que haja uma manutenção crescente dos preços. "Se alta no redimento continuar ? possível que tenhamos no próximo ano investimentos em tecnologia, gen?tica, nutrição e aquisição de novos animais". Ele revela ainda que o setor está carente de mão-de-obra especializada, pois o produtor não tem muito tempo para se ausentar da propriedade em busca de qualificação.