Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 22 de Setembro de 2019
26/09/2014 - 13:00

Pecuarista deve ficar atento ao manejo, nutrição e genética

Para produzir tourinhos melhoradores, ou seja, animais que trazem maior produtividade e rentabilidade aos rebanhos, é necessário observar três pontos essenciais: genética melhoradora, nutrição eficiente e manejo.
Divulgação/Assessoria de Imprensa
Ampliar
Vacas com alto valor genético para produção de touros melhoradores
Genética Animal

O pecuarista deve observar a consistência genética do animal, buscando informações do pai, da mãe e avós do touro, além do índice zootécnico e morfologia. Com isso, é fundamental avaliar a DEP (Diferença Esperada de Progênie), pois este dado apresenta as características genéticas do tourinho, podendo predizer qual habilidade de transmissão de genes possui e qual carência do plantel poderá atender com primor.

No caso de um tourinho melhorador, o valor de acurácia obtido pela DEP recebe grande importância. Afinal, ele mostra o poder e força genéticos do animal. O resultado desse dado é um número decimal entre zero e um. Quanto maior for, há mais chances das características genéticas não se alterarem com a incorporação de informações genéticas de uma fêmea. Todos esses indicadores são muito importantes, pois determinam também como deverá ser a alimentação e manejo do animal.

Nutrição animal

A questão da nutrição deve receber grande atenção do produtor, conforme explicou o consultor técnico de corte da Alta, Rafael Mazão. “Quanto mais se aplica em genética, mais o rebanho é exigente. Muitas vezes o produtor investe em genética, mas esquece da qualidade das pastagens, da suplementação e nutrição”, disse o especialista.

Manejo animal

O manejo também não deve ficar em segundo plano. O técnico da Alta explicou que este deve ser realizado durante toda a vida do touro. “O manejo vai até a idade adulta, quando esse animal será abatido. Ou, no caso da pecuária seletiva, quando se tornar um reprodutor ou uma matriz”, comentou Mazão.
Informações Assessoria de Imprensa
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
26 de Setembro de 2014
14:04
08:09
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2019.