Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 18 de Setembro de 2019
29/04/2014 - 16:34

Manejo sanitário deve ser evitado na estação de monta

Procedimento deve ser feito logo após o fim da estação ou 60 dias antes de começar.
Acervo Notícias da Pecuária
Ampliar
Boi gordo
Dentro do rebanho de uma fazenda, em especial as que fazem usa da monta natural e não 100% de inseminação artificial, normalmente os touros são os animais mais valiosos para o retorno econômico da atividade, pois são os responsáveis pelo índice de prenhez das matrizes.

Sem vaca prenhe, não haverá bezerros nascidos e nem bezerros desmamados, que são a fonte de geração de receita para o negócio. Diante disso, para que os touros possam rentabilizar ao máximo para o produtor, são necessários alguns manejos especiais.

A produção de sêmen tem duração de até 56 dias e ocorre diariamente. Durante esse período podem acontecer eventos que interrompam a produção e isso levará a uma redução na fertilidade ou até mesmo uma infertilidade. Por isso, deve-se evitar o manejo sanitário nesse período.

Aplicação de vermífugo, mosquicida, vacinas contra botulismo e raiva (se for o caso) devem ser feitas logo após o fim da estação de monta ou 60 dias antes dela começar.

Segundo o produtor Orivaldo Marques de Mello, da Agropecuária Omel, “Se houver alguma interferência na produção de sêmen por conta do manejo sanitário teremos tempo suficiente para uma nova produção”, conta o produtor que busca tomar esses outros cuidados com os reprodutores na Fazenda Guaráe, em Campo Grande (MS).

Outro manejo importante é o nutricional, pois o touro em bom estado corporal (não obeso) poderá cobrir mais matrizes durante a estação de monta. “Para isso, a invernada dos touros deverá ser com boa pastagem e abundante e limpa (sem arbustos) para evitar lesões no prepúcio, que não permitam a formação da acrobustite (umbigueira), inviabilizando o touro”, destaca Mello.
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
29 de Abril de 2014
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2019.