Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 15 de Outubro de 2019
15/12/2015 - 15:17

Incidência de carrapatos em bovinos aumenta neste período do ano

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste.
Vicenzzo Vicchiatti
Cortesia Doutor Renato Andreotti / Foto: Jaqueline Matias
Ampliar
Carrapato

Um estudo da veterinária Márcia Cristina de Sena Oliveira, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, aponta que esta época do ano em que as temperaturas acima de 27°C e alta umidade do ar contribuem para a multiplicação de carrapatos bovinos (Rhipicephalus microplus). Além disso, as chuvas e o calor facilitam a eclosão de larvas provenientes dos ovos colocados nas pastagens.

Por conta disso, os produtores devem redobrar os cuidados para evitar esta praga que causam prejuízos significativos e difíceis de serem calculados. Pelo fato de se alimentarem de sangue, os carrapatos transmitem hemoparasitas para os bovinos, microrganismos que produzem doenças hemolíticas graves, conhecidas como a triste parasitária bovina (TPB).

Desta forma, uma infestação de carrapatos em uma propriedade rural pode causar a perda de peso do rebanho, diminuição na produção de leite, danos no couro, anemia, entre outros malefícios.

A pesquisadora ainda aponta que para que um controle estratégico de parasitas ser bem feito, ele deve ser realizado com um acaricida que apresenta mais de 90% de eficácia e ser iniciado na primavera, com intervalos de 21 dias, até que se consiga uma infestação baixa no rebanho (cerca de 20 carrapatos por animal).

Além disso, a rotação de pastagens também é recomendada, dando um descanso maior de 90 dias para os piquetes. Outra estratégia é usar animais com suscetibilidade reduzida, o que irá diminuir a necessidade de tratamentos e a quantidade de parasitas nas pastagens.

Com informações da Embrapa Pecuária Sudeste
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2019.