Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 22 de Fevereiro de 2019
14/01/2019 - 13:56

Dinapec 2019; Oficinas práticas e roteiros fortalecem o evento

Os interessados em participar das oficinas e roteiros podem se cadastrar, previamente, no site do evento e confirmar a inscrição no dia. As vagas são limitadas.
Divulgação
Ampliar
Dinapec
Um dos destaques da edição 2019 da Dinâmica Agropecuária (Dinapec) são as oficinas, oferecidas gratuitamente pela Embrapa e parceiros durante os três dias de feira, que acontecerá em Campo Grande (MS), de 20 a 22 de fevereiro. Com duas horas de duração, os participantes trocarão experiências com especialistas em áreas como pecuária de corte, gestão rural, agricultura familiar e sistemas integrados. 

As oficinas de derivados da mandioca, empreender e liderar no campo, Cozinha Show - corte de bovinos/ovinos e Hambúrguer Kids é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado - por meio da Agraer, Sebrae, Senac, Senar, Prefeitura Municipal de Campo Grande - via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedesc), e Embrapa (Unidades  Agropecuária Oeste e Gado de Corte).

A Cozinha Show é a grande novidade, aponta o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira. “É um modelo de cursos que atrai o público e que deu muito certo no Congresso de Olericultura em Bonito (MS), em agosto de 2018. Na Dinapec, os cursos são resultado de um trabalho construído entre as instituições para alavancar a agricultura familiar de Campo Grande e, consequentemente, diminuir a importação de alimentos, um incentivo a valorização dos produtos e produtores locais”, frisa Nogueira.

Haverá ainda unidades demonstrativas de cultivo de maracujá e limão, trabalhos sobre a bovinocultura de leite - alimentação de inverno, e de horticultura, em parceria com a CoopGrande (Cooperativa Agrícola de Campo Grande). Com a previsão de participação, aproximadamente, 300 agricultores familiares ligados à zona rural de Campo Grande e cidades vizinhas, o “foco é desenvolver o cinturão verde da Capital e um caminho para isso é capacitar os produtores solidificando ainda mais as bases de nossas ações”.

Outra oportunidade de capacitação para os agricultores são as Boas Práticas de Fabricação, ministrada pelo especialista em ciência e tecnologia de alimentos da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), André Dutra. A aplicação dessa ferramenta garante qualidade sanitária e segurança dos alimentos. 

Gado de Corte

Mangueiro de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), utilização de drones como ferramenta na agricultura de precisão (Senar-MS), ILPF na prática, Sistema de Agricultura de Precisão (John Deere) e demonstração de ducha veterinária para o controle de carrapatos são as oficinas voltadas para os bovinocultores de corte. 

A ducha veterinária, por exemplo, é uma metodologia de aplicação do produto que mais se aproxima da realidade potencial de cada princípio ativo, sendo indicada para o uso no campo com resultados animadores. O pesquisador da Embrapa Renato Andreotti recorda que os prejuízos econômicos causados pelo carrapato são estimados em 3,2 bilhões de dólares ao ano e, por isso, sua relevância em abordar estratégias de controle durante eventos como a Dinapec. 

Seja para corte ou leite, grãos ou hortaliças o manejo do solo é fundamental. Em 2019, a equipe da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) traz levantamentos pedológicos realizados no âmbito do Zoneamento Agroecológico do Estado do Mato Grosso do Sul (ZAE-MS). A partir do perfil de solo aberto, os pesquisadores mostrarão as características de um solo, sua classificação no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, potencialidades e limitações.

Mais informações: https://bit.ly/2TSPD1v
Informações Embrapa Gado de Corte
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2019.