Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 18 de Setembro de 2019
15/04/2016 - 11:11

Cortes especiais em ovinos foi abordado em evento em CG

Foi realizado nesta semana, em Campo Grande (MS), o 14º Simpósio Sul-mato-grossense de Ovinocultura, evento promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco) com a parceria da Embrapa e apoio da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar de MS (Sepaf), Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Sistema Famasul e Iagro.
Dalízia Aguiar
Ampliar
Professor Teodorico em palestra sobre os cortes mais apreciados pelo mercado.
Convidado para participar do evento, o professor da Universidade Federal de Alagoas, José Teodorico da Araújo Filho, apresentou ao cortes apreciados pelo mercado e carnes especiais.

Ele destacou o lombo fatiado, o T- bone, o double steak ou filé duplo, o carré francês ou french rack, a picanha, o stinco, o pescoço, o lombo, o ossobuco, o mignon, a costela, a manta de cordeiro e a ripinha, como os cortes considerados especiais na ovinocultura.

O carré francês, um corte retirado entre a 6ª e a 13ª costela do lombo, é um dos mais procurados e consumidos, além de nobre e ter elevado preço, segundo Teodorico. Em Alagoas, ele comenta que o quilo do carré francês não sai por menos de R$ 65,00 reais.
 
Para isso, o pesquisador Teodorico elenca informações importantes que corroboram na comercialização, independente do seguimento da cadeia envolvido:

- O lombo fatiado tem uma capa de gordura que contribui para o sabor da carne e é ideal para grelha, permanecendo rosado por dentro;
- O T-bone nada mais é do que o filé mignon e o contrafilé cortados juntos, com osso, lembrando a bisteca, apreciada em suínos e bovinos;
- A picanha, por sua vez, apesar do nome é uma peça comumente vendida junto com a alcatra e a maminha;
- O stinco é a canela do animal, musculosa e saborosa, mas precisa de cocção prolongada;
- A costela, apesar de não ter muita carne, é saborosa pela gordura e isso não deve ser desconsiderado e
- O pescoço, perfeito para fazer sopas, é a peça mais barata do animal.
Informações assessoria Embrapa Gado de Corte
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
15 de Abril de 2016
15:15
10:10
09:06
08:20
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2019.