Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 18 de Setembro de 2019
19/07/2014 - 08:05

Carne bovina brasileira retomará exportações para a China

O embargo da carne bovina brasileira pela China aconteceu após notificação do caso de Encefalopatia espongiforme bovina (BSE) no estado do Paraná em dezembro de 2012. Após negociações, o Brasil recebeu missão técnica chinesa em maio de 2014.
Acervo Notícias da Pecuária
Ampliar
Carne bovina
O mercado chinês está de volta à agenda de exportações da carne bovina brasileira. O anúncio foi feito na última quinta-feira (17) pela presidenta Dilma Rousseff durante a visita oficial do presidente da República Popular da China, Xi Jinnping. 

Com isso, o Brasil retoma uma comercialização que era crescente com aquele país até 2012, ano em que as negociações foram interrompidas e que giravam em torno de US$ 37,7 milhões.

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, a reabertura deste importante mercado fortalece ainda mais a posição do Brasil como um dos principais fornecedores mundiais de carne bovina. "É um reconhecimento à qualidade da nossa produção e robustez do nosso sistema de vigilância sanitária animal", declarou.

Além da carne bovina, outros acordos também foram fechados entre os dois países. Dentre eles estão o comprometimento da China em agilizar a normalização da importação de pet food brasileiro – embargado em 2013 - e alteração do protocolo para exportação de tabaco para o país, a fim de incluir as exportações dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Por outro lado, o Brasil comprometeu-se a atribuir atenção especial ao processo de habilitação de novos estabelecimentos para importação de pescados e de tripas e também a revisar seus requisitos para importação de envoltórios naturais de caprinos e ovinos para garantir a normalidade das exportações chinesas deste produto ao Brasil.
Informações Mapa
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2019.