Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 18 de Setembro de 2019
18/06/2015 - 10:01

Argentina retira embargo a carne brasileira que já durava três anos

A carne brasileira estava embargada por conta da confirmação de um caso do mal da vaca louca em Mato Grosso em 2012.
Vicenzzo Vicchiatti
Divulgação/Novilho Precoce
Ampliar
Carne Bovina

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou na última quarta-feira (17), a retirada do embargo argentino à carne brasileira. O embargo que já durava três anos, teve início em 2012 quando Mato Grosso teve um caso do mal da vaca louca confirmado no estado.

O Mapa ainda disse que a retirada do embargo aconteceu por conta do pedido do governo brasileiro ao Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina, em reavaliar o caso.

Após reavaliar o episódio, o órgão argentino reconheceu que casos atípicos do mal da vaca louca, como o registrado no Brasil, podem acontecer em qualquer parte do mundo, sem acarretar risco de epidemia. Nesses casos, a doença se manifesta de forma esporádica e espontânea e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados.

Apesar do Brasil não exportar carne para a Argentina, o Ministério da Agricultura acreditava que o embargo era prejudicial a imagem da carne brasileira no exterior, o que comprometia oportunidades de negócios com outros países.

Com informações da Agência Brasil
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS